terça-feira, julho 28, 2009

BALZAC 1

E, como dizia o próprio Balzac, “as grandes paixões são raras como as obras-primas”.

A curiosidade de Balzac era inesgotável. Ele se interessava ecleticamente por pseudociências, como a “ fisiognomonia” (revelação do caráter pela fisionomia), a “frenologia” (revelação da personalidade pelo formato dos ossos do crânio) e o “mesmerismo” (efeitos curativos da energia transmitida pela ponta dos dedos).

... Num dado momento, em 1938, Balzac escreveu: “só tenho certeza da minha coragem de leão e do meu trabalho invencível”. De fato, o projeto de trabalho que ele se propunha a realizar exigia uma coragem de leão.

--------------------------------------------------------------------
Ele disse Leão? Balzac? de quem você tá falando? Peixinha do Procurando Nemo...Dory... não se faça de tonta... você sabe...
BALZAC 2

Devemos lembrar que, na época, as mulheres casavam cedo, uma moça com mais de 25 anos era considerada “encalhada”. Foi Balzac que, na literatura, consagrou a mulher de trinta anos, a “balzaquiana”. Numa cena de sedução, ele chega a chamar a atenção dos leitores para os encantos de Diana de Uxelles, duquesa de Montfrigneuse, princesa de Cadignan, uma quarentona que lia muito durante o dia para à noite puxar assunto com o escritor D'Arthez, um intelectual tímido por quem ela estava apaixonada. E a quem ela indaga, com toda a candura: “Encaminho-me para os quarenta anos. É possível amar uma mulher tão velha?”.

Leandro Konder é filósofo e escritor. Este texto é um capítulo do seu livro Sobre o amor (Boitempo, 2007).

domingo, julho 26, 2009



Porque será que eu fico com essa cara quando vou viajar?
Acho que em outra vida fui cigana,adoro mudar, ir para um lugar novo, conhecer
culturas, idiomas, sou tarada por museu
e livraria, acho que sofro de uma doença "viajantismo crônico"nem bem chego de uma tô pensando na próxima...Voilá... logo conto sobre a viagem do prêmio: posso garantir que chegou roteiro pra todo lugar, passando por África (não animei em ver tanto bicho) Cancun ( nem sei nadar não curti) Mattchu Pichu ( adoro civilização inca), States ( abraçar o Mickey ver os estúdios da Universal eu gostaria e a NASA) Patagônia (diferente curto) e Alemanha ( encontrar minha amiga de novo)
realmente tem muito lugar para eu ir...