domingo, março 06, 2005

NÃO GABA-SE O GABITO DE SER UM GABO ESCRITOR

Luna no jardim de estátuas da Escola
de Cine em Cuba abraçando o Gabriel

Hoje, dia 06 de março é aniversário do Gabo,
me identifiquei com esse trecho do livro.
Por mais que disfarce, também sofro da timidez
de codorna e mais falo do que própriamente
tenho escrito. Tenho dúvidas se vou chegar
ao final e se algum editor vai se interessar
dessa vez, são tantas dúvidas pra ser escritora????
Não fumo, logo bebo muita água pra ver
se meu organismo se acalma com tantas
doses de ansiedade, com essa crise
de literatite aguda doendo dentro de mim...
-----------------------------------------------
"Eu mais falava do romance do que escrevia,
e na verdade a pouca coerência que consegui
estava em fragmentos que antes e depois publiquei
na coluna "A Girafa" e depois quando me faltava
assunto, em crônica.Na solidão dos fins de semana,
quando os outros se refugiavam em suas casas, eu
ficava mais sozinho que alma penada naquela cidade
desocupada. Eu era de uma pobreza absoluta e de
uma timidez de codorna, que tentava, contrabalançar
com uma soberba insuportável e com uma fraqueza
brutal. Volta e meia eu sentia, não importava
onde,que estava sobrando, e alguns de meus
conhecidos deixavam isso claro. Essa sensação era
mais crítica na redação do El Heraldo,
onde eu ficava num canto qualquer escrevendo
até dez horas seguidas, sem falar com ninguém,
envolvido pela fumaça dos cigarros brutais
que fumavasem pausa numa solidão sem alívio.
Escrevia sempre com muita pressa, muitas vezes
até o amanhecer, e em tiras de papel jornal que
depois carregava por todos os lados na pasta de couro".
[Gabriel Garcia Marquez - Viver para contar]

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Luna,

Eu gostaria de saber um pouco mais sobre a Escola De Cinema de Cuba.
Voce poderia me dar o seu e-mail, para que eu possa lhe escrever sobre esse assunto?
Obrigada

Luna disse...

Oi Gabriela pode me escrever...
rosiluna@uol.com.br
esqueci de colocar um link de email no blog