terça-feira, abril 21, 2009

TIRANDENTES

Quando a gente estuda história no colégio não contam os mínimos detalhes, tanto que só lembrava de Tiradentes como enforcado e não como esquartejado, o que é cúmulo da crueldade e muito menos essa coisa de colocar sal na casa para não germinar nada. Talvez tenha ficado tão ocupado com os seus ideais que nem se preocupou em casar apenas teve dois filhos - um com uma mulata e outro com uma ruiva, gostei disso. É assim que se faz um herói com coragem e com sangue. Não vejo mais ninguém lutando como antigamente... Como diria Cazuza "Nossos heróis morreram todos..."

"Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidência, distrito de Paraíba do Sul), Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz (antiga Carijós, atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse.

VIDA PESSOAL

Tiradentes nunca se casou, mas teve dois filhos: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a ruiva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

Nenhum comentário: