segunda-feira, agosto 20, 2001

CORA CORA LINDA

CARTA DE DRUMMOND A CORA CORALINA
Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1983. Minha querida
amiga Cora Coralina: Seu "VINTÉM DE COBRE" é, para
mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as
oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e
comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de
experiência humana, que sensibilidade especial e que
lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje
não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que
nascemos no Brasil e amamos a poesia ( ...). Não lhe
escrevi antes, agradecendo a dádiva, porque andei
malacafento e me submeti a uma cirurgia. Mas agora, já
recuperado, estou em condições de dizer, com alegria
justa: Obrigado , minha amiga! Obrigado, também, pelas
lindas, tocantes palavras que escreveu para mim e que
guardarei na memória do coração. O beijo e o carinho do
seu Drummond.

Sua obra se caracteriza pela espontaneidade e pelo
retrato que traça do povo do seu Estado, seus costumes
e seus sentimentos. Utilizando-se de ricos jogos de
palavras, comenta a própria vida (ou vidas) e sua terra
natal, abordando temas profundos, mas com simplicidade.
________________________________________________

Em 20 de agosto de 1889 Nascia a poeta goiana Cora Coralina,
pseudônimo de Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas.
Cora Coralina era chamada Aninha da Ponte da Lapa e
Trabalhou como doceira, na cozinha da Casa da Ponte,
produzindo seus versos ao pé do fogo. Publicou seu
primeiro livro aos 75 anos de idade e continuou lúcida até
quase os 96 anos, quando morreu em 1985. Nesses 96
anos, 78 foram dedicados à escrita. Inúmeras foram as
participações, condecorações, homenagens e prêmios
recebidos. Frequentou somente o curso primário e
recebeu o título "Honoris Causa" pela Universidade
Federal de Goiás de DOUTORA FEITA PELA VIDA.
Em 1979, recebe uma carta de Carlos Drummond de
Andrade , a qual a lança definitivamente ao Brasil como
uma grande poeta.
[fonte rádio Nova FM]

PS. Gosto de pessoas naturais, que fazem versos
como fazem doces, que adoçam a vida com palavras.
A Cora cora cora linda era assim! Parabéns garota!

Nenhum comentário: