sábado, agosto 18, 2001

MADAME WALEWSKA

The most loyal of Napoleon's
romantic conquests.
[1789-1817] Painting by
François Gérard.

DÉCLARATION
Vous êtes la seule que je vois,
Vous êtes la seule que j'admire,
Vous êtes la seule que je désire.
Napoléon Bonaparte, souverain français, à
madame Marie Walewska, 1er janvier 1807.

[...]
"A tua boca, a tua boca, a tua boca...(uma imagem, meu Deus!)"
"Que qui tem a minha boca?"
"A tua boca, a tua boca... Bom, vamos pular a boca. O teu pescoço
é como o pescoço da Greta Garbo na famosa cena da nuca em
Madame Walewska, com Chales Boyer, dirigido por Clawrence Brown,
iluminado por..."
"Escuta aqui... "
"Eu tremo! Eu desfaleço! Ela quer que eu a escute! Como se todo
o meu ser não fosse uma menbrana que espera a usa voz para
reverberar de amor, como se o céu não fosse a campana e o Sol
o badalo desta sinfonia espacial: uma palavra dela..."
"Tá ficando tarde."
"Sim, envelhecemos. O Tempo, soturno cocheiro deste carro fúnebre
que é a Vida.Como disse Eliot, aliás, Yeats - ou foi Lampedusa? -,
o Tempo, esse surdo-mudo que nos leva às costas..."
"Vamos logo que hoje eu não posso ficar toda a noite."
"Vamos para o Congresso Carnal. O monstro de duas costas do
Bardo, acima citado. Que nossos espíritos entrelaçados alcem
vôo e fujam, e os sentidos libertos ergam o timão e insuflem as
velas para a tormentosa viagem ao vórtice da existência humana,
onde, que, a e, o, um, como, quando, por que, sei lá..."
"Vem logo."
"Palavras, palavras..."
"Depressa!"
" Já vou. Ah, se com estas roupas eu pudesse despir tudo, civilização,
educação, passado, história, nome, CPF, derme, epiderme... Uma
união visceral, pâncreas e pâncreas, os dois corações se beijando
através das grades das caixas torácicas como Glenn Ford e
Diana Lynn em..."
Vem. Assim. Isso. Acho que hoje vamos conseguir. Agora fica quieto e..."
"Já sei!"
"O quê? Volta aqui, pô..."
"Como um punhado de amoras na neve das estepes. A tua boca é
como um punhado de amoras na neve das estepes!"
[As Mentiras que os Homens Contam - L. F.Veríssimo]

PS. fui no clube de campo hoje e tava uma manhã linda, estava lendo
esse livro e me lembrei da declaração de Napoleão e coloquei aqui.

Nenhum comentário: