sexta-feira, junho 01, 2001

MEU CHAPÉU


Meu chapéu em Veneza

A crônica do Prata é sobre chapéu e me trouxe a lembrança
da ultima vez que usei um, e isso já faz um belo tempinho.
Não estava na moda usar o dito cujo, mas não sou de aderir
a moda sou de ditar moda, isso mesmo, uma Hitler que faz
acontecer e depois fica uma tirana e os súditos começam
a copiar.

Foi assim quando morei no Nordeste, e é assim em
qualquer lugar do mundo. Se tem um lugar que tirei o chapéu
é Veneza, amei estar lá e joguei uma moedinha das
mais fortes que tinha, não sei quantas mililililililililiras.
Era algo em torno de um real, é gozado, mas a moeda
valeu, voltei pra Itália um ano depois.

Depois era apaixonada por Shakespeare e queria
ver o cenário de sua inspiração e"ou ia ou morria"
e fui em Verona, e essa aí em baixo é a Julieta
e está com meu chapéu e meu cachecol. Isso até
aparecer um "carabinere" e me proibir de fazer isso.


Julieta de chapéu em Verona

Foi engraçado que fiquei num Albergue e logo cedo
fui acordada com uma mulher gritando "la polícia"
pensei com meus botões italianos, "ma que coza"
o que será que faz o polícia tão cedo aqui. Fui me
informar o que estava acontecendo, pensei logo
ladrões até aqui... quando olho para o lado
chega um carrinho cheio de penduricalhos, vassouras
e balde. A mulher olha pra mim e fala, a polícia chegou.
E foi assim que aprendi que polícia lá é polimento.
E lá na estátua da Julieta aprendi que a polícia de
verdade se chamava "carabienere"(não sei se escreve
assim) enfim eles falaram um monte pois eu não poderia
alterar a imagem do monumento.


cartão postal

Só que a transgessorazinha aqui nunca perguntou o que
pode e o que não pode, fui logo fazendo. Também escapei
da prisão e cá pra nós os carabieneres italianos eram
"bellos ragazzos" ser presa seria até uma benção.
Tudo isso era só pra falar do que me lembrei quando
vi a crônica de chapéu do Prapra ontem, e tiro o chapéu
pra ela também. Estou lendo o novo livro"Minhas Tudo"
dopo faço minhas observações... e o quanto estou rindo.
Aliás gosto de quem me faz rir... e de quem me emociona.

Nenhum comentário: