segunda-feira, julho 23, 2001

SEGURA LEÃOOOOOO!!

[...]
O incêndio - leão ruivo, ensaguentado,
A juba, a crina atira desgrenhado
Aos pampeiros dos céus!...
Travou-se o pugilato... e o cedro tomba...
Queimado..., retorcendo na hecatombe
Os braços de Deus.

A queimada! A queimada é uma fornalha!
A irara* - pula: o cascavel - chocalha...
Raiva, espuma o tapir!
E às vezes sobre o cume de um rochedo
A corça e o tigre - naúfragos do medo -
Vão trêmulos se unir!

Então passa-se ali um drama augusto...
No ultimo ramo do pau d´arco adusto
O jaguar se abrigou...
Mais rubro é o céu... Recresce o fogo em mares...
E após... tombam as selvas seculares...
E tudo se acabou!...
[A Queimada - Castro Alves]

* irara= espécie de carnívoro, trepador, também
conhecido como papa-mel.

PS. quando era pequena minha mami me falou
que eu sabia escolher um poema para
cada ocasião e me disse que sempre tive bom
gosto na minha seleção! tem horas que acho
que sim... hoje pensei num leão e em fogo
me ocorreu esse poema. fire fire fire.

Nenhum comentário: