domingo, agosto 12, 2001

LUNA MEU PAI

eu, meu mano Ronaldinho, papi e mami
na granja no interior de Pernambuco

Meu pai é um homem rústico, como ele gosta de dizer,
mas tem um gosto refinado. Ganhei um piano dele
e com menos de 7 anos, aprendi a tocar sem nem saber
ler, decorava a posição das notas no teclado. Tocava para
ver os seus olhos brilharem de orgulho de mim.

Minha mãe não gosta que conte, mas ele parece um macaco,
se deixar uma penca de bananas perto, ele come tudo.
Meu pai ama bananas. Papi é muito brincalhão e devo parte
do meu senso de humor a ele. Meu pai me chama de "memé"
"minha flor", tenho um monte de apelidos carinhosos, sou a
menininha dele, nunca resistiu a um bilhete meu.

Ele fala que minhas palavras derrubam, o fato é que sempre
fiz meus pedidos, que não eram poucos, por escrito. Resultado:
tive as bonecas que se pode imaginar. Susy, Amiguinha, Beijoca,
Kitty, Pupi e uma infinidades de coisas. Derrubo meu pai com
minhas declarações de amor e que são todas sinceras.

Uma das maiores alegrias que dei a ele, foi quando ele entrou
comigo na minha formatura, fui eleita "oradora da turma". Pra
ele foi uma glória, tanto quanto seria se eu fosse a laureada.
Nós entramos de braços de dado, no forte de cinco pontas em
Recife e ele tinha o semblante mais feliz desse mundo.

A homenagem poética em 80 e poucos no meu discurso, foi para o
meu poeta Carlos Drummond de Andrade. Meu papi me ensinou a ser
alegre e ter poesia na alma. E a ter orgulho do meu sobrenome "Luna",
e tenho tanto que nunca mudei nada no meu nome. O Luna é minha
família, é um pouco do meu pai que está em mim.

Falei com ele agora no telefone, está em Aldeia na casa de campo do meu
irmão mais velho. Ele estava numa rede balançando e me deu uma saudade
do colo dele. Mas em dezembro estou lá, pra beliscar a barriga dele e falar
trocentas vezes que ele é o "maior pai do mundo" apesar dele ser bem
baixinho de altura. Ele odeia quem chama ele de baixinho, mas chamo e
ele nem liga. Ele sabe que sou muito provocativa. Que adoro provocar de
brincadeirinha. Sinto falta dele agora... paiêeeeeeeee!!!!!!

Nenhum comentário: