segunda-feira, setembro 10, 2001

CASTELO


Lá no Rio estive na Casa Cor, que esse ano foi no bairro do Flamengo,
e deu até pra ir a pé pois eu estava na rua Paissandú. Na minha singela
opinião foi uma das mais bonitas que visitei. Deixa colocar aqui as
palavras do histórico da casa " O palacete, onde em breve será
inaugurada a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, foi construído no
início do século passado, pela família Seabra, segundo projeto, datado
de 1920, do arquiteto L. Moraes Junior, que se inspirou na
arquitetura do Ópera de Paris, projetado pelo arquiteto francês
Charles Garnier".

Logo de cara a escadaria com vitral, fiquei horas ali sonhando
como jacaré com os olhos acordados. Pude me sentir com
aqueles vestidos rodados dançando e girando, girando numa
volta ao tempo. A Casa Cor do Rio é romântica, tem vasos
com mini-rosas e rica em detalhes que me apaixonei.

Um dos banheiros tinha até aqueles vidros de remédio com nome
em latim e uma pia antiga linda, com toalhas em linho e tudo
com enorme romantismo espalhado em cada peça. O quarto
do casal inspirava tantas noites de amor, que eu poderia
até virar uma princesa. Uma mistura de antigo e moderno
com extremo bom gosto e na tv fininha digital um vídeo
de ballet antigo, com a bailarinha com sainha de tule armado.

Me digam se um pouco de ambiente cenográfico não
levanta qualquer amor. Eu juro que me apaixonaria até
pelas paredes da casa. Tinha um banheiro que o vidro
ficava transparente e com o simples toque em um botãozinho
que parecia uma caneta, o vidro ficava leitoso. Coisas da
tecnologia. O bom de ver essas casas decoradas com
tanto bom gosto é que você fica por dentro e se um dia
ficar rico já sabe o que vai querer. Difícil é voltar a vida
real e ver que tá tudo fora do lugar na sua casa.
E notar que seu petit apartamento foi decorado por você mesmo.
Tudo bem, tem os seus poucos quadros, suas peças
suas coisas, seus livros, tem um pouco de você ali.

Mas que sonhei ahhhhhhh! isso sonhei que sonhar
com todo aquele luxo e riqueza é de graça. Nem tão
de graça assim que paguei caro para entrar.
E falar nisso achei a entrada um absurdo 20 pilas mas
depois de tudo que vi, parei de reclamar e no fim tomei
café com "brownie de chocolate e com sorvete de manga"
uma mistura exótica que amei amei amei.

Me deu uma saudade de Paris. Quando foi que vi a
Ópera Garnier? Faz tempo e garanto e as possibilidades
de ver de novo, são remotas... moeda da ponte dos
suspiros faça efeito... só um milagre me leva a Europa de novo...

Nenhum comentário: