quarta-feira, julho 10, 2002

UM DIA DE REPÓRTER

Primeiro vc acorda 8h. toma banho, café
rápido, pega metrô estação Carioca, sai
em busca do Bonde de Sta Tereza e só
depois de uma espera de 20 minutos
vc embarca. Aí pra passar o tempo vc
vai ler recortes de jornais na parede.
Descobre que um condutor pode ser o
próximo intrevistado. Bingo. Ele está
lá bem na sua frente, digamos um tipo
gordão que foi fácil reconhecer. Dá pra
acreditar que aquele tipo ali, diante dos
seus olhos começa a desfilar conhecimentos
históricos de rara beleza. Ele tinha cursado
2 anos de história e soube perceber que um
bom repórter sempre tem um faro pra descobrir
pessoas que tem algo a dizer. Fim de linha.
Cheguei em Santa Tereza já pra segunda
entrevista, um pintor com tanto talento pra
pintura e com dom da oratória. E nem mencionei
sua paixão para a culinária, fotografei a cozinha
e o doce que quase dava pra devorar com os olhos.
Comi peras no vinho, simplesmente o máximo.
Ganhei uma gravura assinada e sua admiração.
Fim de tarde, terceira entrevista Villaça, um
crítico literário que mora no Pen Club, fiquei
de 16h as 19h e acredita que foi pouco, ele queria
que eu ficasse até 21h. Fiquei de voltar pra ver o
salão de arte decô do outro andar que já era noite
e não deu pra subir. Olha um dia de rerpórter
é indescritível. São tantas histórias. Acho que
tentei me espelhar em algum jornalista investigativo
que admiro, não lembrei de olhar a cor da meias,
fica pra próxima. As entrevistas foram quase
todas manuscritas, tem gente que tem
aversão a gravador e hoje foi o dia delas.
Afinal uma dia vou ser uma grande repórter...
Eu subi numa escada e fiquei grande...
A minha pauta muda e cresce o volume
de entrevistados. Não consigo chegar no
arquivo. Tenho entrevistas agendadas até para
a próxima segunda. E tem muitos que nem liguei.
Isso quer dizer que lá do alto tem um poeta me
guiando. Amanhã e sexta-feira tem mais entrevistas.
Acabei nem indo na peça de teatro,
"E agora Drummond", fica para amanhã.
Se eu chegar inteira, que hoje estou um caco.

Nenhum comentário: