quinta-feira, outubro 04, 2001

VOCAÇÃO

[...]
E nasci para escrever. A palavra é meu domínio sobre o
mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me
chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever.
E não sei por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para
outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado,
enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida
se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar.
E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever.
Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um
dia eu tivesse a língua em meu poder. E no entanto cada
vez que eu vou escrever, é como se fosse a primeira vez.
Cada livro meu é uma estréia penosa e feliz. Essa capacidade
de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu
chamo de viver e escrever..."
[trecho de "As três Experiências - Clarice Lispector]

Nenhum comentário: